Pesquisar este blog

domingo, 27 de novembro de 2011

Objetos Liturgicos da Santa Missa 1 - Patena


Abordaremos neste artigo, um dos objetos litúrgicos de extrema importãncia na Santa Missa - a Patena.
A Patena tem o mesmo papel do cálice na celebração da Santa Missa, ou seja assim como o cálice representa o sangue de Cristo a Patena representa o corpo de cristo, e  trata-se de uma suporte digno e adequado para conter a representação do corpo de cristo na eucaristia - a Hóstia consagrada.

Deve ser feita de um material nobre e adequado para tal ato, por ser um objeto que lidará com as sagradas espécies. Deve ser construída de forma totalmente lisa, não contendo poros ou frestas que retêem fragmentos. Uma patena deve ser bela, digna e adequada  onde contribui para expressar a grande relevãncia do momento eucarístico. 

Há dois tipos de patena:



A primeira é a que serve de suporte para a Hóstia desde o momento da consagração até a hora da comunhão onde é feito a fracção da Hostia; no ofertório fica em cima do cálice do celebrante.


Após a comunhão a Patena é purificada pelo padre e volta para seu lugar que é sempre em cima do cálice junto com os demais objetos eucarísticos. 

                                                                                                                                                                           O segundo tipo de Patena, um pouco maior que a ´primeira, é a que serve para acompanhar os acólitos que vai acompanhar o Santíssimo Sacramento na distribuição da comunhão. Normalmente é de forma retangular ou ovalada. 


Uma de suas finalidades, visa recolher algum fragmento que possa cair, do trajeto da ambula, onde fica as especies  durante a celebração até a boca do comungante. 



Luiz dos Reis Lana Nov. 2011




Nenhum comentário: